27/10/2010 - 21:00
Esse trabalho será executado por meio da licitação de áreas públicas para instalação de projetos agroflorestais e de ecoturismo na região. O objetivo do Serviço Florestal Brasileiro é colocar sob esse sistema cerca de um milhão de hectares no Pará – o equivalente a sete vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Levando-se em conta o preço mínimo das áreas, a transação deverá render R$ 43 milhões. Ecologistas do Greenpeace apoiam a medida. Os contratos preveem prazo de concessão por 40 anos e a titularidade da terra permanece com a União.
Cancún
Corais com arte
O turismo de mergulho é uma das atividades mais fortes do balneário de Cancún, no México. Os peixes, contudo, estão cada vez mais raros devido à morte de corais. Para ajudar a minorar o problema, o artista plástico britânico Jason Taylor criou um jardim com 400 esculturas. Feitas de cimento com PH neutro, elas terão a missão de servir de base para a formação de novos corais. A poluição e o aquecimento global colocaram os corais na lista das espécies em extinção.
Moda
Loja reciclada
Para o empresário gaúcho André Krai, loja ecológica é aquela que, além de vender produtos com esse apelo, também é feita com insumos sustentáveis. Pensando nisso, ele criou a franquia Container Store. O ponto comercial é montado dentro de um contêiner, que recebe acabamentos, como corrimões e araras, fabricados de sobras de peças de metrô e ônibus. A madeira vem de florestas certificadas. A primeira unidade (foto) acaba de ser instalada na Barra da Tijuca, no Rio, e representou investimento de R$ 200 mil.
Embalagens
Plástico em baixa
Poucas campanhas de conscientização foram tão bem-sucedidas no Brasil quanto à de substituição das sacolas plásticas. Um grande indicador desse fenômeno é a inédita união da indústria com o varejo com o objetivo de reduzir o consumo do produto. Criado em 2007, o Programa de Qualidade de Consumo Responsável de Sacolas Plásticas mostra que ainda há muito para ser feito. Acompanhe:
Logística
Rota marítima
A siderúrgica ArcelorMittal Tubarão, situada em Vitória (ES), encontrou uma forma inteligente de melhorar seu sistema logístico e ainda faturar com isso. O uso de uma barcaça no transporte de bobinas de aço, entre Espírito Santo e Santa Catarina, tirou das rodovias o equivalente a 110 caminhões por dia. Com isso, a quantidade de dióxido de carbono (CO2 )que deixou de ser emitida na atmosfera renderá 8 milhões de euros aos cofres da empresa.
Empresas do bem
Social
Eletrobrás apoia a reciclagem
Parceria entre a direção da Eletrobrás e cooperativas de reciclagem de lixo vem rendendo dividendos para 500 famílias que vivem dessa atividade no Rio de Janeiro e outros seis locais onde a estatal possui escritórios e usinas energéticas. Em dois anos foram destinadas 310 toneladas de resíduos (papel, vidro, metal e plástico) às cooperativas.
Meio ambiente
Floresta da Hugo Boss
Com o bordão “Uma fragrância, uma árvore”, a direção da divisão de perfumes da Hugo Boss pretende chamar a atenção para a preservação da Amazônia. Cada embalagem da série especial Hugo Element, produzida pela grife alemã, terá como contrapartida o plantio de uma árvore na Amazônia. O trabalho de campo é da Alter Eco, comandada por Tristan Lecomte (de camisa escura), e cobrirá 800 hectares, o equivalente a 20 vezes a área das Cataratas do Iguaçu (PR).