21/06/2013 - 18:00
Associação
O engenheiro paulista Eduardo Tomyia criou, há sete anos, a consultoria BrandAnalytics, que logo assumiu a liderança no mercado de avaliação de marcas no País. Responsável técnica pela edição As marcas mais valiosas do Brasil, da DINHEIRO, a empresa de Tomyia, que tem em seu portfólio clientes do porte da Petrobras, Vale, Positivo, O Boticário e Bradesco, opera basicamente no mercado nacional. Com a associação, na semana passada, à britânica Millward Brown, braço de pesquisa de mercado do WPP, o maior grupo de publicidade do mundo, a BrandAnalytics vai cruzar as fronteiras, com foco na América Latina. “Sem o apoio de um grupo forte, que propicie a internacionalização do negócio, é quase impossível crescer num ambiente ultracompetitivo”, diz Tomyia.
Frase da semana
“As vozes das ruas têm que ser ouvidas”
Presidenta Dilma Rousseff, referindo-se às manifestações de protesto que varreram o País, nas últimas semanas
Transportes
Ônibus verde-oliva
A MAN Latin America vai fornecer 370 ônibus Volksbus 15.190 OD e 18.320 OT para o Exército brasileiro. Ao todo, a montadora, que opera no País com as marcas MAN e Volkswagen, já vendeu três mil unidades para o Exército, formando a segunda maior frota militar do País. Os veículos serão entregues até julho e circularão em 13 Estados. “Os ônibus serão importantes para o apoio às tropas nos grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos”, afirma Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, que faturou E 2,87 bilhões na região, no ano passado.
Treinamento
Mãos à obra
A parceria entre a Prefeitura de Canoas, na Grande Porto Alegre, e a ONG Mulheres da Construção deverá colocar o chamado sexo frágil na linha de frente de um setor dominado por marmanjos. A construção da sede da entidade estará a cargo apenas de mulheres. Elas vão executar desde trabalhos pesados, como bater a massa e assentar tijolos, até desenhar a edificação.
BVA
Faltou pedigree?
Comentário um tanto preconceituoso de ex-diretor do Banco Central sobre a frustrada tentativa do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Caoa, de assumir o controle do BVA: “Banqueiro tem de ter dinheiro e pedigree. O Caoa tem dinheiro, mas não tem pedigree.” Na quarta-feira 19, o BC liquidou o BVA.
Hotéis
Mabu investe R$ 300 milhões
Dona de um faturamento de R$ 102 milhões, a paranaense Mabu Hotéis e Resorts, que recentemente assumiu a administração do Costa Brasilis Resort, na Bahia, pretende aumentar de seis para nove sua rede de hotéis, até o fim do ano. Segundo o CEO Wellington Estruquel, o grupo planeja, ainda, um investimento de R$ 300 milhões na reestilização dos quartos e na construção de um parque aquático em seu hotel mais luxuoso, em Foz do Iguaçu.
Fazenda
A cana desaloja a boiada
O avanço da cana-de-açúcar sobre as áreas de pecuária do País está tirando de cena mais um grande grupo. Até o fim do ano, a fabricante gaúcha de calçados Paquetá deve finalizar a venda dos últimos dez mil hectares de terras, de um total de 60 mil hectares que possuía nos municípios de Naviraí e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. O grupo era dono de um rebanho de 90 mil animais.
Fundo imobiliário
Citi investe em São Paulo
O GRE Premium Properties, fundo de investimento imobiliário administrado pelo Citibank, investiu R$ 60 milhões em imóveis já construídos, como um edifício comercial e dois galpões logísticos em Campinas e Jundiaí, no interior de São Paulo, além de um imóvel comercial no bairro de Interlagos, na capital. Com o volume remanescente dos recursos o fundo pretende investir em imóveis corporativos. Futuramente estão planejadas novas captações, com o objetivo de atingir um valor patrimonial de R$1 bilhão em dois anos.
Sustentabilidade
Shopping verde gaúcho
O Estação San Pelegrino, de Caxias do Sul (RS), do grupo israelense Gazit-Globe, é o primeiro shopping center do País a obter a certificação LEED, que atesta a sustentabilidade no setor imobiliário. “A certificação agrega valor à construção, que se torna mais eficiente”, afirma Tatiana Tostes, da Cushman & Wakefield, consultora do Gazit-Globe. Com um portfólio de 600 shoppings em 20 países, o grupo, que fatura US$ 20 bilhões por ano, é também dono de mais quatro shoppings em são paulo, entre eles o itaim extra e o morumbi tower na capital
Alimentos Orgânicos
Vendas disparam
Segundo a Abras, a venda de produtos orgânicos nos supermercados disparou em 2012, chegando a R$ 1,8 bilhão, um crescimento de 63% em relação a 2011. Com esse pano de fundo, começa na quinta-feira 27, em São Paulo, a Bio Brazil Fair | BioFach América Latina, a maior feira de negócios do setor no País.
TV online
Audiência cresce
O Brasil deve fechar o ano com 2,48 milhões de assinantes de tevê pela internet (VOD), segundo levantamento da Dataxis, instituto que pesquisa audiência nesse canal, e da DLA, desenvolvedora de tecnologia para o setor. Com 50% desse mercado na América Latina, o País deverá chegar a 13 milhões de assinantes até 2017.
BC tenta impedir a disparada do dólar
Imóveis
Brasileiros no luxo da Flórida
A Ornare, empresa especializada em arquitetura de alto padrão, assinou contrato com Oscar Segall, fundador da Klabin Segall, para a decoração do projeto residencial “101”, em Key Biscayne, na Flórida, voltado para investidores latino-americanos. Com conclusão prevista para setembro de 2014, cada apartamento custará entre US$ 1,7 milhão e US$ 2,2 milhões.
Café espresso
Preço afugenta
Uma pesquisa da subsidiária brasileira da Mintel, consultoria britânica especializada em inteligência de mercado, detectou, em entrevistas com 1.200 consumidores, que um dos principais entraves para o aumento da venda das máquinas de café espresso no País é o preço, tanto dos equipamentos quanto das cápsulas. Nesta semana, a filial receberá a visita do CEO Jon Butcher e do chairman John Weeks.
Colaboraram: Hugo Cilo, Luciele Velluto, Luís Pacete, Rosenildo Gomes Ferreira e Vera Ondei