O que os executivos de uma empresa pensariam ao ver que a maior parte dos seus clientes começou a transição de seus negócios para uma plataforma totalmente diferente da que ela oferece? Provavel­mente ficariam à beira de um ataque de nervos. Mas não foi o que ocorreu com a Stora Enso Arapoti, controlada pelo grupo escandinavo Stora Enso, vencedora setorial desta edição de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET. A maior fabricante da América Latina de papel tipo LWC – utilizado em impressão de alta qualidade – tem como seus principais clientes as editoras de revistas, que começam a transferir parte de seu conteúdo para as mídias digitais.

“O papel nunca vai acabar”, afirma Flávio Leme, diretor de vendas da empresa no continente. “Não é à toa que a nossa fábrica continua funcionando sete dias por semana, 24 horas por dia.” Simplesmente, diz Leme, a empresa viu que era hora de diversificar seu portfólio. A companhia ampliou o leque de opções de sua unidade na cidade paranaense de Arapoti. Além de revistas e catálogos de produtos para empresas de varejo e de vendas diretas, a Stora Enso passou a produzir embalagens para os mais diversos segmentos, como caixas de cigarro.

Com as medidas, a fábrica, que funciona em joint-venture com a chilena Arauco, aumentou seu faturamento em 2013 para R$ 359,4 milhões, 3,6% acima do registrado no ano anterior, e o dobro do registrado pelo setor papeleiro. Além da lição de casa bem-feita, a fábrica paranaense da Stora Enso é vista como exemplo de segurança pela matriz finlandesa. Premiado internamente por suas medidas adotadas para incrementar o bem-estar dos funcionários, o diretor da planta, Lucinei Damálio, passou seis meses viajando, em 2014, para dar palestras sobre o tema a diversas subsidiárias do grupo espalhadas pelo mundo. “Estou começando até a falar finlandês”, diz Damálio.

———————

Confira o Especial: As Melhores do Middle Market 2014:

Ser educacional é a empresa do ano
Um olho na gestão, outro na qualidade
Como foram escolhidas as Melhores do Middle Market
O rei do chimarrão
Do campo à mesa
Com as peças no lugar
Colhendo na terra arrasada
Ovos de ouro
A todo gás
Passos acelerados
Tempo de oportunidades
Tecnologia aplicada à construção
Infraestrutura em evolução
Uma força a mais
De olho nos pequenos
Focada no crescimento
Resultados a reboque
A química da inovação
Se descuidar da saúde
Sorriso em expansão
A Aviação voa mais alto
Família em festa
Reestrutar para crescer
Crescimento sob medida
Embalando resultados
Pista livre
Diversificar para sobreviver
Cartilha ambiental
A saída é pelo Nordeste
Um caminho próspero
Surfando no pré-sal
Pé no acelerador
Fórmula do crescimento
Água limpa e abundante