Há uma regra simples. O grande capital não gosta de perder dinheiro. Dito de uma maneira mais assertiva, 78% dos investidores que querem empresas com foco nos esforços ambientais, sociais e de governança fazem a aposta mesmo que no curto prazo isso afete os lucros, segundo pesquisa da EY. Esse movimento foi uma das principais preocupações da 3M em 2022. As principais medidas da companhia neste ano foram relacionadas ao campo do ESG – seja no ambiental (com ações de neutralização de plásticos), no social (ao fomentar o ecossistema de tecnologia e ciências nas escolas brasileiras e no empreendedorismo feminino), e na governança (ao disseminar seu modelo ético a todos stakeholders ou incentivar os modelos de trabalhos flexíveis no pós-pandemia). “Ainda não estamos no estágio que queremos estar em relação à sustentabilidade”, disse à DINHEIRO Cordell Hardy, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia. “Mas estamos trabalhando e investindo para sermos melhores no futuro do que éramos no passado.”

Nos esforços ambientais, em outubro deu outro passo. Realizou um aporte de US$ 100 mil na Plastic Bank, para impedir que o equivalente a mais de 9 milhões de garrafas PET (182 mil kg de plástico) cheguem aos oceanos ainda em 2022, beneficiando 11 comunidades no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os números desse universo costumam ser sempre poderosos, e fragilmente verificáveis. Um problema que a 3M sabe que terá de enfrentar. Por isso os investimentos são intensivos. Em 2021, globalmente foram destinados US$ 1 bilhão para avançar nos compromissos com neutralidade de carbono, redução do uso da água e melhorias na qualidade de seus produtos com o menor uso possível de plástico – este ano, no Brasil foi desenvolvida a primeira embalagem com 100% de plástico reciclado, produto pioneiro na América Latina. Mundialmente, foram também apresentadas metas ambiciosas para a redução de 20% do uso de água em sua produção até 2025 e de 50% de carbono até 2030 – ao mesmo tempo em que cumpre promessas de tornar suas fábricas e comunidades mais sustentáveis. No final de 2021, as operações globais da 3M foram realizadas com mais de 50% de energia renovável.

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“Ainda não estamos no estágio que queremos estar em relação à sustentabilidade” Cordell Hardy, VP Sênior de P&D da 3M.

No âmbito social, a empresa apostou fortemente no empreendedorismo feminino na ciência e tecnologia com o programa 25 Mulheres na Ciência América Latina e antes de fechar o ano realizará a 10ª Mostra de Ciências e Tecnologia com estudantes do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico das regiões metropolitanas de Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP), exposição que acontecerá quarta-feira (14) e quinta-feira (15), no Clube da 3M, em Sumaré (SP) e premiará 21 dos 100 projetos finalistas.

Por fim, no campo da governança, a 3M se orgulha de ter sido premiada como uma das sete globais do setor industrial mais ética do mundo pelo Ethisphere Institute, pelo nono ano consecutivo. “Fazemos o melhor que podemos para sermos éticos e garantirmos isso através de toda a cadeia, com fornecedores, clientes e nossos funcionários”, disse.

Os esforços, de talentos, dinheiro e engajamento parecem não contaminar os resultados. Nos primeiros nove meses do ano, o faturamento foi de US$ 26,1 bilhões, contra US$ 26,7 bilhões do mesmo período do ano anterior, variação negativa de 2,2%. Mas o resultado líquido foi de US$ 5,2 bilhões nos três primeiros trimestres de 2022 contra US$ 4,6 bilhões de igual período de 2021, alta de 13%. Os investimentos entre janeiro e setembro em P&D foram de US$ 1,4 bilhão este ano, abaixo dos US$ 1,5 bilhão de 2021. Todo ano, a companhia destina pelo menos 5% do seu faturamento em P&D, o que, segundo Hardy, deve ser mantido também para 2023.

META GLOBAL A 3M estabeleceu o compromisso de reduzir o uso de água em 20% até 2025 e de cortar 50% do carbono até 2030. (Crédito:Divulgação)

INOVAÇÃO Além dos investimentos em pesquisa pura, a empresa aplicou verbas para megatendências como mais soluções envolvendo realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e materiais sustentáveis. A gigante americana deixa claro que seu objetivo está além de vender cola, adesivos e respiradores. O novo ideal é agregar soluções que permitem nelhorar as próprias operações. O ESG segue como guia dessa jornada, como um livro que deixa um rastro sustentável em todos os países em que atua.